28 de out. de 2011

Gabinete de Leitura é palco de contação de histórias

A animação ficou por conta de Zé Bocca no período da manhã (Foto por: Jomar Bellini)

O Gabinete de Leitura Sorocabano foi palco, nesta quinta-feira (27), de duas sessões de contação de histórias com os artistas Zé Bocca e Márcia Nicolau (Palhaço Coração) para aproximadamente 200 crianças, de 1ª e 4ª série da Escola Estadual Visconde de Porto Seguro. O evento é uma forma de trazer as novas gerações para a instituição, fundada em 1867.

“O hábito da leitura faz viajar e conhecer através dos livros”, frisa Valéria Barros, integrante da comissão cultural do Gabinete, que deixou um convite às crianças e seus pais para visitarem a instituição. “Através da educação, vamos construir um país melhor”, complementa. Ao final da contação, quando perguntadas se gostaram do que viram, as crianças – e os professores – responderam prontamente com um sonoro ‘sim’. “Adorei. Foi bastante interativo”, descreve a professora Janete Jacob.

Para a educadora, que já trabalhou no Gabinete, o espaço faz parte da história de Sorocaba, e por isso deve ser apresentado às crianças. “É um incentivo à leitura”, classifica a professora Marli Pageato.

Antes da contação, as crianças conheceram um pouco da história do Gabinete. Na parte da manhã, quem conduziu o público para uma viagem lúdica foi Zé Bocca, que contou histórias envolvendo bichos. “Quase todos já tivemos nossos sonos embalados por fadas, bruxas, sapos, princesas e outros seres”. À tarde, a jornalista Márcia Nicolau deixou o tom sério de lado e se transformou no Palhaço Coração. “As crianças carregam para a vida toda as atividades em que saem da sala de aula e vão respirar literatura”, garante.

O Gabinete de Leitura está localizado no Centro de Sorocaba, na Praça Coronel Fernando Prestes, 27. A visitação é gratuita e para ficar sócio basta fazer um pequeno cadastro e pagar uma taxa mensal de R$ 16. Mais informações pelo telefone (15) 3232-0768.

Confira fotos do evento: (clique para ampliar)



Texto: Eric Mantuan
Fotos: Jomar Bellini

Nenhum comentário:

Postar um comentário